25/01/09

ESCOLA DE FOLCLORE DE ALMEIRIM

Tenho, e sempre tive um apreço especial para o RANCHO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DE ALMEIRIM.
A minha mãe, antes de emigrar para França, pertenceu a este grupo e levou com ela a saudade do convívio que este tipo de actividade proporciona. Em França ouvíamos os discos do RANCHO de Almeirim e por vezes dançávamos à volta da mesa da sala de jantar. Aprendi alguns passos assim. Ainda me lembro de ouvir a minha mãe a cantarolar as músicas que tantas vezes dançou, com a lágrima no olho...
Recordo-me de um ano, salvo erro em 1982, em que o RANCHO de Almeirim foi a França e a minha mãe teve que providenciar dormida para aquela gente toda em casa de familiares e amigos, também eles emigrantes em França. Foi uma paródia!Eu era apenas uma crianças e recordo-me perfeitamente.
Também achava muita piada quando acompanhava a minha mãe aos ensaios do Rancho, quando vínhamos de férias. Era sempre uma alegria reencontrar os amigos e dar um pezinho de dança, ou dois, ou três...
Quando se é Português e a vida obriga-nos a abandonar Portugal, tudo o que tem a ver com o nosso país, e especialmente com a terra natal, tem um valor muito especial. O RANCHO de Almeirim é ainda hoje o que mais gosto de ver, conheço as músicas, alguns passos, as pessoas e sinto que tenho lá raízes.
Foi com muito gosto que fiquei a saber que o RANCHO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DE ALMEIRIM tomou a iniciativa de incutir nos mais jovens o gosto pelo folclore, formando uma ESCOLINHA DE FOLCLORE.
Na passada Sexta-Feira fui assistir ao ensaio dos miúdos, que salvo erro tiveram até agora meia dúzia de ensaios, e fiquei deveras impressionada. A faixa etária das crianças situava-se entre os 2 e os 12 anos. Os mais crescidos já acertavam os passos e ajudavam os que tinham mais dificuldades a superá-las. Os mais pequeninos foram um verdadeiro encanto e provocaram muitas gargalhadas aos espectadores. Os ensaiadores revelaram muita paciência e empenho nesta tarefa que não é nada fácil.
O ambiente geral foi fantástico, muita boa disposição. Enquanto os filhos dançavam, os pais e os avós conviviam uns com os outros. Até a minha filhota, que no início estava algo reticente, perdeu a vergonha e juntou-se aos outros. Adorei, é claro!
Depois seguiu-se o ensaio dos adultos que também decorreu num ambiente de festa e dedicação. Um grande ensaio, muita gente presente e muitas danças.
Queria dar os parabéns a todos os que participam neste projecto junto da camada mais jovem de Almeirim porque como todos sabemos, mas por vezes não queremos saber, é através do folclore que conseguimos preservar as nossas tradições uma vez que representa um conjunto de vivências entre as pessoas. Basta ir a um ensaio para perceber melhor o que eu estou aqui a tentar transmitir.
Na próxima 6ª Feira, lá estarei.
Num ambiente daqueles até nos esquecemos da CRISE!!! LOL
Boa semana para todos!

Sem comentários: