28/08/09

37 MIL PRODESSORES COLOCADOS NA SEGUNDA FASE

"O secretário de Estado da Educação anunciou hoje, quinta-feira, que na segunda fase de colocação de docentes entraram "cerca de 37 mil professores", dos quais 31.321 já estão colocados, enquanto 5.500 o serão até ao início do ano lectivo.
"Nesta segunda fase, foram colocados cerca de 37 mil professores, dos quais 31.321 já estão colocados nas listas, que estarão disponíveis sexta-feira no site do Ministério da Educação (ME), sendo que cerca de 5.500 serão colocados ainda até ao início do ano lectivo, antes das aulas se iniciarem", confirmou hoje Valter Lemos.
Dos "5.500 que ainda não constam das listas", explicou, "há cerca de dois mil docentes de escolas que têm concursos próprios, que estão a decorrer, cerca de 400 docentes de escolas com grau de autonomia que também têm concursos próprios", sendo que os "restantes vão ser colocados até ainda antes do início das aulas".
Falando numa conferência de imprensa no Ministério da Educação, em Lisboa, para apresentar os dados da segunda fase que encerram o processo de colocação de docentes, Valter Lemos lembrou que, com os 31 mil professores colocados na primeira fase, "há até ao momento um pouco mais de 67 mil professores colocados nas escolas, como previsto".
"Pensamos que, com este concurso, atingiu-se verdadeiramente o maior nível de colocação e estabilidade de sempre, quer ao nível da duração de colocação, mas acima de tudo porque os números ultrapassam aquilo que tinham sido todos os concursos nos anos anteriores", frisou o governante.
Valter Lemos adiantou que ficam por colocar "954 professores de quadros de zona pedagógica", lembrando que no mesmo período de 2006 "estavam por colocar 8.800 docentes destes quadros".
"Neste momento temos um décimo desse número por colocar. Aqui pode ver-se o esforço que foi feito para a estabilização da situação destes professores", salientou o secretário de Estado da Educação.
"O ME tinha previsto colocar nesta segunda fase 9.500 docentes de quadros de zona pedagógica, mas foram colocados 9.791", precisou.
No que respeita aos professores contratados, o governante adiantou que em Junho a tutela previa colocar 13.000 professores na segunda fase, tendo finalmente sido colocados 15.542, ou seja, mais 2.500 do que estava previsto.
Valter Lemos referiu que a estes "15.542 somar-se-ão mais 5.547 docentes que vão ser colocados ainda antes do início do ano lectivo", garantindo que o ME mantém também "a previsão de colocar até Dezembro ainda mais cinco mil professores da bolsa de recrutamento e cerca de 15 mil através da contratação de escola".
Isto significa que "teremos mais de 41 mil professores contratados colocados antes de Dezembro, um número que nunca se tinha atingido", referiu.
Confrontado pela Agência Lusa com as críticas do Sindicato dos Professores da Região Centro, que repudiou hoje "a forma irresponsável como, mais uma vez, o Ministério da Educação atrasou o processo de colocação dos professores", Valter Lemos desvalorizou-as."
Eu pergunto:
Se as colocações refentes à segunda fase já estão concluídas, por que motivo avançar com um comunicado para a comunicação social, no qual são fornecidos dados muito precisos sobre o número de professores colocados, e deixar os resultados mais um dia na gaveta?
Porque não divulgar as listas? Esperar mais um dia para quê?
Acrescento ainda que provavelmente a maioria dos professores contratados que foram colocados nesta fase "apanharam" horários muito pequenos e temporários. Ficaram colocados, certo, mas até quando e em que condições??????
Agora resta esperar...

Sem comentários: