Como é do conhecimento geral durante estes dois últimos anos, em nome do respeito que sempre nos devem merecer todos as pessoas e em especial as do nosso Concelho, temos pautado a nossa actuação política, por uma contenção nas palavras, tolerância nas acções e paciência nos actos, perante a incapacidade notória de argumentação politica daqueles cujo dever era o de gerir o nosso concelho na defesa dos interesses públicos e não dos interesses particulares.
Como era de esperar, no dia 15 de Maio de 2009 um grupo de cidadãos decidiu constituir-se como comissão promotora de um Movimento Independente de Cidadãos do Concelho de Almeirim (MICCA), visando a formação de listas eleitorais nos termos da Lei e viabilizar candidaturas, a todos os órgãos, nas próximas eleições Autárquicas no Concelho de Almeirim em 2009.
Porque acreditamos e estamos convictos que é possível construir um projecto de boa-governação no Município de Almeirim, apresentando uma alternativa à actual situação de “marasmo”, de resignação, de completa ausência de ideias, projectos ou propostas mobilizadoras da vida económica, social e cultural e colocar os interesses do nosso Concelho acima de tudo e ter a capacidade de subordinar os interesses particulares e partidários aos interesses públicos e gerais.
Porque estamos convictos que o Concelho de Almeirim não pode continuar sem rumo, sem dinamismo, sem ambição, a perder qualidades e oportunidades de poder fazer mais e melhor. Porque a política diz respeito aos cidadãos, que não podem ficar calados, sem posição, acomodados perante “o comodismo politico paralisante” que conduziu Almeirim a uma situação de asfixia social, económica e cultural, sintoma de ausência de um visão estratégia, para o seu futuro, fruto de uma completa e reconhecida “desorientação politica”.
Porque acreditamos que Almeirim tem potencialidades extraordinárias, únicas em Portugal e raras na Europa, que lhe permite recuperar e emergir desta crise ainda mais forte, sendo para isso necessário uma mudança que defina as prioridades, com vista a estimular a economia local, numa aposta nas gentes que cá vivem, trabalham e estudam, a gente que faz viver Almeirim!
Porque estamos convictos que somos capazes de construir um Município melhor, o que só é possível com a participação dos cidadãos, que enriquecem o debate, trazem novas ideias e abrem novas perspectivas decorrente do exercício de cidadania, como um direito e um dever de todos os cidadãos de colocar as suas convicções e o seus conhecimentos ao serviço da comunidade.
Porque acredito nas pessoas do meu Concelho e porque na vida é preciso perceber o tempo certo para tomar decisões, os últimos acontecimentos e os factos subjacentes aos mesmos, obriga-nos, em respeito por nós próprios, pelos nossos familiares, pelos nossos amigos e por todos as pessoas, em especial os eleitores do nosso Concelho, a tornar público que aceitei candidatar-me a Presidente de Câmara Municipal de Almeirim nas próximas eleições autárquicas, liderando o Movimento Independente de Cidadãos do Concelho de Almeirim (MICCA), bem assim como a apresentação de candidaturas em todas as Freguesias, Assembleias de Freguesia e à Assembleia Municipal.
CHEGOU O MOMENTO DE VOLTAR TER ESPERANÇA!
TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS!
JUNTOS VAMOS CONSEGUIR MUDAR ALMEIRIM!
Almeirim, 18 de Maio de 2009
Francisco Manuel Maurício do Rosário
Este texto foi retirado do blog do Dr. Francisco Maurício e devo dizer que fico muito aliviada que esta notícia já seja do domínio público porque ultimamente tenho sido tantas vezes abordada por muitas pessoas que procuravam saber se o "Chico Maurício" iria ou não dar este passo, e como é óbvio apesar de ter fortes indício que esta situação iria acontecer, não me cabia a mim facultar essa informação.
Tive a honra de estar presente no jantar do passado dia 15 de Maio para ouvir o que o Dr. Francisco Maurício tinha para partilhar connosco e o que ouvi foi o discurso muito sincero de um Almeirinense que está descontente com a forma como o Concelho de onde é natural se encontra a ser gerido e que se mostrou disposto a avançar com uma Candidatura Independente, e com todo o direito.
Ouvi também com muita atenção os comentários de todos os intervenientes e percebi bem que estávamos todos empenhados em apoiar o Dr. Francisco Maurício neste passo decisivo.
Estiveram presentes pessoas que nunca estiveram ligadas a qualquer partido ou movimento político e também compareceram pessoas de diversos quadrantes políticos e a conclusão a que cheguei é que todos estávamos lá porque acreditamos nas potencialidades do Dr. Francisco Maurício e na sua honestidade.
Mas estar descontente e ser honesto não é o suficiente para vencer a batalha que se avizinha, há que apresentar projectos credíveis que vão ao encontro das verdadeiras necessidades do Concelho de Almeirim e das pessoas, mas cada coisa a seu tempo. Neste momento o mais importante é o anúncio da Candidatura que apoio incondicionalmente.
Apesar de ser do PS há muitos anos, tendo até feito parte da lista do PS para a Câmara nas últimas Eleições Autárquicas a convite do meu colega de profissão Manuel Bastos Martins e do Sr. Presidente, antes de ir para a Câmara para desempenhar as funções de secretária do Vice-Presidente da Câmara (Dr. Francisco Maurício) tive a nível político um papel muito apagado, quase nulo. A minha experiência na Câmara, por muito curta que possa ter sido, foi muito enriquecedora porque trabalhei directamente com o Dr. Francisco Maurício e aprendi a conhecer melhor não o político, porque de político ele tem muito pouco (e ainda bem!), mas o sim o Grande HOMEM que ele é. Surpreendeu-me diversas vezes pela sua inteligência e pela visão que ele tem dos mais diversos assuntos.
Neste momento e lamento muito admití-lo mas o PSAlmeirim está desgastado e dividido e como cada vez acredito mais que nas Eleições Autárquicas devemos optar por apoiar as pessoas em quem acreditamos e não no partido com o qual temos mais afinação, vou acompanhar o Dr. Francisco Maurício neste passo importante que ele acabou de dar, com toda a certeza que serei sempre ouvida e respeitada.
Acredito veemente que ele é a pessoa certa para dar a Almeirim uma lufada de ar fresco.
A todos os que também acreditam, contamos convosco.
Aos que não acreditam, com todo o devido respeito, apenas solicitamos que nos deixem acreditar e trabalhar.
ELISA NEVES ZOLA