29/11/08

UMA INICIATIVA DE LOUVAR...

Moita Flores apela às empresas para que transformem prendas para a câmara em alimentos para os pobres

O presidente da Câmara Municipal de Santarém apelou às empresas que habitualmente oferecem prendas à autarquia na época natalícia para este ano as converterem em produtos para o Banco Alimentar Contra a Fome.
Numa missiva divulgada esta semana, Francisco Moita Flores lembra que, desde que assumiu a gestão da autarquia escalabitana, há três anos, tem encaminhado os presentes que são ofertados nesta altura à Câmara Municipal para várias instituições de caridade ou para o património municipal.
Frisando que algumas das prendas, nomeadamente vinhos e peças decorativas, "são muito caras", Moita Flores pede que as empresas que fazem essas oferendas as convertam em bens de igual valor que serão entregues ao Banco Alimentar Contra a Fome.
"Tendo em conta a grave crise que atravessa o país, atrevo-me até a convidar V. Exª a juntar-se a nós neste esforço de ajudar, por altura do Natal, aqueles que mais precisam, que têm fome, transformando este Natal num grande movimento de solidariedade de Santarém para com o Banco Alimentar Contra a Fome", escreve o autarca.
Os bens destinados ao Banco Alimentar podem ser entregues no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Santarém e irão integrar uma "pirâmide da solidariedade" nos Paços do Concelho, acrescenta.
In "O Mirante"

GONÇALO REGUINGA

O Gonçalo saiu dos cuidados intensivos esta semana e foi partilhar o quarto com crianças que estão a passar pelo mesmo calvário.
Fomos visitá-lo na passada Quinta-Feira e foi com grande surpresa que o encontrámos sem ligaduras nos dedos e nas pernas. Também já consegue dar uns passos com a ajuda de alguém. Se no início as coisas andaram bem complicadas, parece que neste momento o Gonçalo está a ir no caminho de uma lenta mas boa recuperação.
Estava bem disposto, gostou das "toneladas" de bolachas belgas que levámos mas ainda gostou mais dos quadros que a Adriana e o Ruben pintaram para tornar o seu quarto de hospital mais alegre. Parece que o pior já passou, finalmente...

23/11/08

PARA COMEÇAR BEM A SEMANA


BANKS
"If the global crisis continues, by the end of the year only two Banks will be operational, the Blood Bank and the Sperm Bank!
Then these 2 banks will merge and it will be called "The Bloody Fucking Bank"

Claro que só tgem piada se perceber Inglês...


22/11/08

in "O MIrante" - online

Substituto de Armindo Bento na Assembleia Municipal de Almeirim ainda não foi eleito

A nova mesa da Assembleia Municipal de Almeirim não foi eleita na sessão desta sexta-feira à noite porque não foram cumpridos os procedimentos legais na entrega das listas. Os partidos com assento na assembleia deviam ter entregue no secretariado a lista para a mesa com 48 horas de antecedência, mas tal não aconteceu. A eleição foi assim adiada para dia 12 de Dezembro. Os trabalhos de sexta-feira foram conduzidos pelo primeiro secretário, Carlos Mota, depois do presidente da assembleia, Armindo Bento, ter saído da mesa para ocupar o lugar na bancada do PS.
O PS, que tem a maioria na assembleia, já manifestou a intenção de candidatar para a mesa Manuel Barbara para o cargo de presidente e Carlos Mota e Teresa Filipe como secretários. Recorde-se que a mesa da Assembleia Municipal de Almeirim foi destituída no dia 14 de Outubro, numa sessão extraordinária, na sequência de um pedido de um grupo de nove eleitos socialistas com o objectivo de retirar do cargo de presidente o também socialista Armindo Bento, que está incompatibilizado com o presidente da câmara e seu camarada de partido, Sousa Gomes.

19/11/08

ISABELINHA, O MÉDICO SOLIDÁRIO


O doutor Joaquim Isabelinha vai celebrar o centésimo aniversário no dia 5 de Dezembro e vai ter no dia 8 uma grande festa de homenagem. Sexta-feira, depois da conferência de imprensa, subimos as escadas do velho consultório no Largo do Seminário, para saber como está o antigo médico oftalmologista e trocar dois dedos de conversa sobre a sua vida de homem solidário que lhe valeu o título de "médico dos pobres".
Os quase 100 anos de idade pesam naturalmente, mas o doutor Isabelinha mantém-se lúcido e atento ao que se passa à sua volta. "Gostava de saber como ficaram as eleições americanas, gostava tanto que o Barak Obama ganhasse... É um homem notável."
As palavras do velho médico colhem-nos de surpresa. No corpo franzino e ultimamente enfraquecido, a ponto de só conseguir andar com a ajuda de um andarilho, o doutor Isabelinha recorda-nos os episódios marcantes da sua vida, como se os estivesse a reviver hoje.
A conversa sobre Barak Obama emocionou-o vivamente com a memória de um antigo amigo do curso de medicina em Coimbra e da equipa de futebol da Académica. "O Filipe Santos era cabo-verdiano e recordo-me que de início estava muito receoso de ser mal recebido pelo facto de ser mulato. Pelo contrário, todos os tratávamos bem. No fim do curso, voltou para Cabo Verde.Inconformado com aquele desterro e com as saudades de Portugal meteu-se na bebida e acabou por morrer com problemas de saúde", recorda de lágrimas nos olhos. "Se eu tivesse sabido, que ele passava mal, tinha-o ajudado a regressar a Portugal e ele certamente tinha tido outra vida, mas só soube o que se passou depois da sua morte", recordou o doutor Isabelinha.
Mudamos a agulha da conversa para todas as outras pessoas que o doutor Isabelinha ajudou, salvou da cegueira, da fome e da miséria.
Filho de agricultores de Almeirim, já em estudante o doutor Joaquim Isabelinha ajudava financeiramente colegas necessitados. "Sempre fui poupado e procurava não gastar tudo o que tinha, por isso quando me sobrava algum dinheiro podia ajudar as pessoas". Oftalmologista prestigiado, ao seu consultório acorriam pessoas de vários pontos do país. "É verdade que ganhei muito dinheiro, mas foram talvez mais as consultas que dei sem cobrar nada e muitas vezes a dar ainda uma ajuda para os medicamentos dos mais necessitados".
Atribui a saúde e lon-gevidade, ao facto de "ter levado uma vida regrada, sem fumar, sem beber, sem noitadas ou excessos". Quais foram então os seus prazeres na vida? - "Tive uma vida muito boa. O meu prazer era estar com a família, com os amigos e, na juventude, a jogar à bola primeiro em Almeirim, depois no Liceu em Santarém e mais tarde na Universidade em Coimbra. O melhor que me aconteceu na vida foi o casamento com a minha mulher que era uma santa senhora".
Na sala onde nos recebeu, as paredes estão decoradas com fotografias ampliadas da família. Fala-nos da grande estima pelo seu filho, também médico oftalmologista, doutor José Isabelinha, e do especial carinho pelos seus três netos e da bisneta, que lhe avivam o olhar de alegria.
Não conheço pessoalmente este grande senhor mas toda a vida ouvi falar muito dele. A Minha avó com os seus 86 anos conta que o Dr. isabelinha é uma grande figura, sem dúvida, um exemplo de generosidade e solidariedade. Parabéns!

15/11/08

QUANDO SE GOSTA MESMO DE JOGAR TÉNIS, A NOSSA ATITUDE NÃO ENGANA...









































MASTERS CUP- Dlokovic bate Simon e qualifica-se pela primeira vez para a final


15.11.2008 - 13h15 Lusa
O tenista sérvio Novak Djokovic qualificou-se hoje pela primeira vez para a final da Masters Cup, ao impor-se em três "sets" ao francês Gilles Simon, no primeiro jogo das meias-finais da prova, que decorre em Xangai (China).

Djokovic, que participa pela segunda vez na competição, bateu Simon pelos parciais de 4-6, 6-3 e 7-5, aguardando pelo vencedor do embate de hoje entre o russo Nikolay Davydenko e o britânico Andy Murray para conhecer o adversário na final. Simon, que apenas acedeu à Masters Cup graças à desistência do espanhol Rafael Nadal, líder do ranking mundial, devido a lesão, ainda ameaçou prolongar o seu estado de graça, ao impor-se no primeiro "set", no qual Djokovic cometeu 21 erros não forçados. Depois de ter vencido na fase de grupos Roger Federer, número dois do Mundo, contribuindo para o afastamento prematuro do suíço, Simon não resistiu hoje à recuperação do sérvio, apesar da réplica oferecida no terceiro parcial. Depois de ter perdido todos os três jogos que disputou na Masters Cup do ano passado, Djokovic atinge, aos 21 anos, a final da prova na sua segunda participação, após 2:51 horas de confronto com Simon.

09/11/08

NOTÍCIA DO MIRANTE

"Menino continua internado no Hospital Dona Estefânia em Lisboa Criança de dez anos sofre queimaduras junto à lareira

A criança de Fazendas de Almeirim (Almeirim) que sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau no peito, nas pernas e nos braços quando estava junto à lareira continua internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. O acidente ocorreu no domingo às 16h00 quando Gonçalo Reguinga, de 10 anos, se encontrava a ver televisão na sala. Não se sabe bem o que terá originado a situação. A família presume que o menino terá atirado alguma coisa para o lume que provocou chamas que incendiaram um arranjo de flores de plástico que estava por cima da lareira.
Na altura Gonçalo estava sozinho na sala. A mãe, que é funcionária da Junta de Freguesia de Fazendas de Almeirim e que anda a estudar à noite, estava a trabalhar no computador noutra divisão da casa situada na rua dos Piricas. O pai encontrava-se no quintal. O irmão, mais velho, com 16 anos, estava noutra sala a ver um jogo de futebol na televisão. Os familiares só deram pela situação quando a criança gritou por ajuda. Viveram-se momentos de pânico e a mãe do menino, Ana Cristina Flausino, entrou em estado de choque e teve que ser assistida no Hospital de Santarém.
Jesuína Nunes, que mora a poucos metros, foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local. “Ouvi uns gritos e vim a correr. Quando entrei na sala esta estava cheia de fumo e junto com outras pessoas que chegaram abrimos as janelas e vimos o menino com os braços queimados”, conta, enquanto ajudava as avós do Gonçalo a limpar as paredes mascarradas. Maria Flausino, avó da criança, conta que na altura só estava um tronco de madeira na lareira e que esta até tinha à frente uma grade metálica de protecção.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Almeirim, que prestaram o socorro, explica que perante a gravidade das queimaduras, a criança foi evacuada directamente para o Hospital Dona Estefânia, acompanhada pelo médico e enfermeiro da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Santarém. A corporação deslocou para o local cinco viaturas e 13 elementos."
De todas as notícias que relataram o acidente esta é talvez a que se aproxima mais da realidade, mesmo assim ainda apresenta alguns dados incorrectos que não são relevantes.
Eu e o meu marido somos padrinhos do Gonçalo e temos acompanhado a situação de muito perto.
Temos tentado dar o máximo de apoio aos pais que estão destroçados, como é óbvio. O Gonçalo está a recuparar dentro da normalidade, ou seja muito lentamente. As queimaduras de 2º e 3º grau são lesões da pele que implicam um tratamento muito específico e moroso. A maior preocupação dos médicos são as mãos do Gonçalo e o risco de infecção. Quando passar esta fase, irá ainda ser submetido a diversas operações cirúrgicas.
Já conseguimos ver o menino através de uma janela. Estava bem disposto.
Como padrinhos temos muita esperança na sua recuperação, que muito dificilmente irá ser total, apenas desejamos que o Gonçalo recupere ao ponto de poder ter uma vida normal e ser independente.